A homenagem de Santos aos imigrantes japoneses

14/06/2019

A escultura que trouxe um príncipe japonês ao Brasil

O Monumento 

O monumento de Tomie Ohtake é uma estrutura de aço em curvas pintada com tinta automotiva vermelha, ela tem 15 metros de altura e pesa mais de 60 toneladas, fica localizada no Emissário Submarino e é um dos mais conhecidos cartões postais da cidade de Santos. A obra foi inaugurada em junho de 2008 na presença do príncipe Naruhito do Japão em comemoração ao aniversário de 100 anos da imigração japonesa para o Brasil. A escultura não tem um nome definindo, segundo a própria artista "Nenhum trabalho meu tem nome. Prefiro que cada pessoa busque a sua interpretação."

Também vale destacar que a escultura não apresenta somente uma experiência visual, ao se posicionar bem abaixo de suas curvas é possível ouvir o barulho do mar ecoando na estrutura, da mesma forma que a ilusão de 'ouvir o mar na concha'.

A artista

Tomie Ohtake nasceu em Kyoto no Japão em 13 de novembro de 1913, chegou ao Brasil pela primeira vez no ano de 1936 para visitar um de seus irmãos e foi impedida de voltar devido ao início da Guerra do Pacífico e assim acabou ficando no Brasil. Tomie começou a pintar aos 40 anos e atingiu o ponto alto de sua carreira aos 50, quando conquistou diversos prêmios na maioria dos salões brasileiros, e realizou de mais de 120 exposições individuais em lugares como Nova York, Washington DC, Miami, Tóquio, Roma e Milão entre outros.

A artista se destacou tanto na pintura e na gravura, quanto na escultura deixando a sua marca em mais de 30 obras públicas desenhadas nas paisagens brasileiras como em São Paulo na avenida 23 de maio, no parque Ibirapuera, na cidade universitária e em diversas outras cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Ipatinga e Santos. Tomie faleceu no dia 12 de fevereiro de 2015 no hospital Sírio Libanês em decorrência de uma parada cardíaca, porém, seu legado segue vivo para sempre nos olhos de quem aprecia sua arte.  

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Fotografia: Diogo Peres | Imagem: Nicolas Negrão | Direção: Thiago Manias  


Sobre o Monumento

Endereço: O monumento Tomie Ohtake fica no emissário submarino de Santos.

Para mais informações: https://www.institutotomieohtake.org.br/ 


PUBLICAÇÕES RECENTES