A ilha mais famosa de Santos

10/04/2019

De um sanatório à hotéis milionários, conheça a ilha que hoje é dominada pelos urubus 

A Ilha de Urubuqueçaba 

A Ilha de Urubuqueçaba é localizada ao leste da ilha de São Vicente, em frente à praia do José Menino. O nome da ilha vem da língua Tupi e significa "Pouso dos Urubus".

O terreno que abriga a ilha foi vendido em 1799 para José Honório Bueno, também conhecido pelo apelido de "José Menino". Após sua morte a ilha acabou na posse do jovem político de Santos, Júlio Conceição que desenvolveu um projeto ousado para a construção de um sanatório no local, visando o tratamento de vítimas da epidemia de tuberculose, porém, o projeto nunca saiu do papel. 

O terreno foi passado para o investidor José Avelino da Silva no ano de 1927, que projetou um imenso complexo balneário na ilha que custaria mais de 300 milhões de reais, porém, novamente o projeto não avançou. Hoje a ilha pertence ao patrimônio pessoal do falecido empresário Cláudio Perez Castanho Doneux, e para a sorte da natureza na orla santista, segue abrigando uma grande população de urubus e diversos outros animais, a ilha pode ser acessada a pé em dias de maré baixa. 

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Fotografia: Diogo Peres | Imagem: Nicolas Negrão | Direção: Thiago Manias  


Sobre a Ilha:

Endereço: A Ilha de Urubuqueçaba fica na Praia do José menino.

Para mais informações acesse: https://www.santos.sp.gov.br/?q=portal/ilha-de-urubuquecaba.

PUBLICAÇÕES RECENTES