A linha de frente na defesa de Santos

03/04/2019

Conheça a fortaleza que foi construída para defender a cidade de saqueadores e corsários 

O Forte de Santo Amaro da Barra Grande 

A fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, localizada no município de Guarujá entre a praia do Góes e a comunidade da Pouca Farinha, foi originalmente desenhada pelo arquiteto italiano Giovanni Battista Antonelli e começou a ser construída no ano de 1584 com a finalidade de repreender assaltos marítimos a praia de Santos, dessa forma a estrutura sofreu diversos ataques ao decorrer dos anos, necessitando de diversas reformas e fortificações em sua estrutura, o último ataque sofrido ocorreu durante a Revolta Armada de 1893, aonde os seus 22 canhões trocaram tiros com a embarcação Cruzador República. Logo no início do século 20 a fortaleza foi desarmada e no ano de 1911 foi oficialmente desativada e entregue ao Batalhão de Engenharia de Santos. 

Hoje após sua última reinauguração em 1997, a estrutura e seus arredores são tombados pelo patrimônio histórico e servem como sede náutica do Círculo Militar de Santos e como sede para o Museu Histórico Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. As visitas ocorrem de terça a domingo das 9h às 17h e o acesso a fortaleza pode ser feito a pé partindo da comunidade da Pouca Farinha, ou de barco, partindo da ponte marítima Edgard Perdigão.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Fotografia: Diogo Peres | Imagem: Nicolas Negrão | Direção: Thiago Manias  


Sobre o Forte: 

Endereço: O Forte de Santo Amaro da Barra Grande fica na Rua Messias Borges, nº 380, no bairro Santa Cruz dos Navegantes, no município de Guarujá.

Horário de Visitação: Aberto de terça a domingo das 9h às 17h.

Para mais informações: https://www.guaruja.sp.gov.br/index.php/9676-2/


PUBLICAÇÕES RECENTES