A maior comunidade chinesa na América

06/06/2019

Conheça a região de Manhattan que concentra mais de 100 mil chineses

Chinatown

Chinatown é um bairro localizado na parte sul da ilha de Manhattan e é o lar da maior comunidade Chinesa no Ocidente. Na região é possível conhecer mais sobre a cultura oriental, seja através dos passeios que remetem ás tradições e aos costumes da China, ou através de uma visita aos melhores restaurantes de culinária chinesa de Nova York.

O bairro se destaca por abrigar diversas lojas de antiguidades e galerias de arte, porém, seu principal diferencial são as tradicionais festas chinesas, afinal a característica marcante de Chinatown é o fato dos moradores conseguirem manter vivos os idiomas e costumes orientais, mesmo em um local com uma cultura tão diferente.

A Vivacidade e o clima diferenciado do bairro fizeram com que ele rapidamente conquistasse o gosto popular tornando-se um cenário comum em filmes e séries de televisão, além de se consolidar como um ponto turístico imperdível e cartão postal definitivo da cidade.  

História

Segundo o que consta nos dados históricos, os primeiros imigrantes chineses chegaram a Nova York no final do século XIX e começaram a se concentrar na região hoje conhecida como Chinatown por ser um bairro considerado menos nobre e com um baixo custo de vida, na época o local já era habitado por imigrantes italianos que formavam a área conhecida como Little Italy.

Por muitos anos o local abrigou somente uma pequena população de imigrantes chineses, o que só começou a mudar após o final da segunda guerra mundial através do Ato de Imigração de 1965, em que o governo americano removeu uma série de restrições de imigração para cidadãos asiáticos, o que impulsionou uma grande onda de imigrantes provenientes da China e de Hong Kong para a cidade de Nova York.

Devido a este fato, durante as décadas de 70 e 80 o bairro cresceu de forma impressionante, centenas de lojas e restaurantes de temática chinesa foram abertos na vizinhança, criando assim uma das maiores comunidades chinesas dentro dos Estados Unidos. 

Conhecendo Chinatown

O melhor jeito de conhecer Chinatown é caminhar por suas ruas e conferir de perto seus aromas e cores excêntricas. A principal rua também considerada o coração de Chinatown é a Mott Street, que conta com diversos camelôs e vendas de rua, principalmente no trecho entre a Canal Street e a Park Row. Uma ótima dica para quem passeia por aqui é visitar o 456 Shangai Cuisine e a Ice Cream Factory, ambos os lugares são conhecidos por seus sabores exóticos e típicos do país asiático.

Além da culinária e das lojas de artigos diversos vendidos a preços inferiores, é possível também aprender mais sobre a história da cultura chinesa nas Américas com uma visita ao Museum of Chinese in America (MOCA), o museu possui áreas dedicadas a expor a cultura local em ordem cronológica, o que facilita muito a compreensão.

Por fim, quem passa por Chinatown precisa conhecer o Mahayana Buddhist Temple, um dos maiores templos budistas dos Estados Unidos, aonde é possível encontrar um ambiente tranquilo e silencioso para meditar e refletir no meio da agitação nova-iorquina, vislumbrando com mais clareza os hábitos religiosos dos chineses.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias      


Sobre Chinatown

Endereço: O bairro fica localizado no extremo sul da ilha de Manhattan.

Para mais informações : https://novayork.com/chinatown


PUBLICAÇÕES RECENTES