A ponte que marcou a história americana

21/05/2019

Conheça a ponte suspensa que foi a primeira ligação entre a ilha de Manhattan e o bairro do Brooklyn 

A Ponte Do Brooklyn

A Brooklyn Bridge é uma ponte suspensa por cabos de aços que liga a região de Lower Manhattan ao Brooklyn, foi construída entre os anos de 1869 e 1883 e se tornou a primeira ponte do mundo a manter-se suspensa através do uso de aço no lugar do ferro, como era de costume na época.

Durante muitos anos a ponte era a única via de transporte entre a ilha de Manhattan e o bairro do Brooklyn, nos dias atuais, a travessia se destaca mais como um ponto turístico e recebe por volta de 120 mil carros, 4 mil pedestres e 3 mil ciclistas todos os dias que aproveitam um agradável passeio por sua extensão de 2 km, além de um ponto de vista único de Nova York, possibilitando tirar fotos incríveis dos prédios e da silhueta da cidade.

História da Ponte do Brooklyn

Durante o século XIX devido a chegada de um grande número de imigrantes que vieram arriscar uma vida nos Estados Unidos, a ilha de Manhattan crescia de forma surpreendente, isso fez com que o custo de vida do local se tornasse cada vez mais elevado e consequentemente a população começou a procurar lugares mais rentáveis para se estabelecer, dessa forma, o bairro do Brooklyn se desenvolveu bruscamente e foi necessária a construção de um acesso que fizesse a travessia do East River, conectando de forma rápida o Brooklyn a parte sul de Manhattan. Outro fator importante para construção era o acesso limitado de um lado ao outro, realizado apenas através de balsas, responsáveis por transportar pessoas, mercadorias e alimentos, contudo, no inverno de 1867 o East River congelou impedindo o transito pela água, o que trouxe enorme prejuízo para a população local, assim, as autoridades da cidade enfatizaram a importância de criar outro método de acesso para ligar as duas regiões. 

A Ponte do Brooklyn foi projetada pelo engenheiro John August Roebling e demorou cerca de quatorze anos para ser construída, o processo de construção clamou no total a vida 27 pessoas, inclusive a de seu projetista em decorrência de um acidente. Após a morte de John, seu filho Washington e sua esposa Emily ficaram responsáveis pelo término do projeto, e no dia 24 de maio de 1883, a ponte foi oficialmente inaugurada. A primeira pessoa a atravessar a ponte foi Emily Roebling seguida por 1.800 veículos e 150 mil pedestres naquele mesmo dia. 

Uma semana após sua inauguração, surgiram diversos rumores sobre sua estabilidade, as pessoas chegaram até a falar que a estrutura entraria em colapso, com a finalidade de provar o contrário, o ator e diretor circense P.T. Barnum organizou um desfile com 21 elefantes sobre a ponte, o desfile ocorreu um ano depois, acabando de uma vez com os rumores equivocados. Na época que a ponte foi construída, ela custou um total de 15 milhões de dólares, atualmente custaria o equivalente a $300 milhões, porém seu valor é simbólico levando em consideração que a estrutura virou um dos principais cartões postais da cidade de Nova York. 

Já passou pela Brooklyn Bridge? Conte nos como foi a sua experiência e nos envie suas fotos nesse famoso local de Manhattan clique aqui, ou deixe seu comentário abaixo. Seu feedback é muito importante e sempre bem-vindo.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias   


Sobre a Ponte do Brooklyn

Endereço: A Brooklyn Bridge fica localizada no sul da ilha de Manhattan.

Para mais Informações: https://novayork.com/brooklyn-bridge


PUBLICAÇÕES RECENTES