A praça aonde tudo começou

13/07/2019

Da homenagem ao fundador da cidade, ao berço econômico de Santos 

Praça da República

A Praça da República é um local de extrema importância na história de Santos e do Brasil, localizada no Centro Histórico a praça é um dos logradouros da cidade e é repleta de referências históricas que datam desde sua fundação até a proclamação do movimento que lhe deu o atual nome. Após a vitória do movimento, os republicanos fizeram questão de evidenciar a nova ordem dominante alterando os nomes de ruas e logradouros públicos, em Santos a Rua Direita se tornou a Rua XV de novembro, e a então Praça da Matriz foi batizada como Praça da República. 

No centro da praça encontra-se o monumento construído em homenagem ao fundador da cidade, o fidalgo português Braz Cubas, o monumento foi construído pelo artista italiano Lourenço Massa e inaugurado em 26 de janeiro de 1908, foi esculpido em mármore de Carrara e possuí representações em bronze que simbolizam a agricultura, comércio, indústria e a navegação.

A praça abriga desde 1934 a Alfândega de Santos, e atualmente uma diversidade de prédios comerciais que criam o contraste entre o tempo moderno e uma parte importante da história de Santos.

Sobre a Praça da República: 

Endereço: A Praça da República fica no centro da cidade de Santos.

Para mais informações acesse: https://www.novomilenio.inf.br/santos/fotos011.htm 

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Fotografia: Diogo Peres | Imagem: Nicolas Negrão | Direção: Thiago Manias 


PUBLICAÇÕES RECENTES