A primavera chegou!

23/09/2019

Saiba o que marca o início dessa estação tão especial e o que esperar dos meses que estão por vir 

Primavera 

Considerada uma estação de transição entre o inverno e o verão, a primavera no hemisfério sul tem o seu início oficialmente nesta segunda-feira (23/09) e vai até o dia 22 de dezembro. A chegada da estação se deve a um fenômeno astronômico chamado Equinócio, que por definição é o período em que a luz solar incide da mesma forma em ambos os hemisférios, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração (aproximadamente 12 horas cada). Tal evento ocorre duas vezes ao ano sendo responsável por dar início a primavera e ao outono.

A origem das estações 

A Terra demora cerca de um ano para dar uma volta completa ao redor do sol, e durante essa órbita, a Terra gira também em torno de seu próprio eixo, movimento que demora por volta de 24 horas para ser completo.

Mantendo isso em mente, vamos imaginar que o eixo da Terra fosse completamente reto, exatamente a 90° em relação à sua órbita: Nesse caso o nosso planeta seria muito, mas muito diferente do que encontramos hoje. O nascer e o pôr do sol aconteceriam sempre no mesmo horário todos os dias e não haveriam as estações do ano, impactando de forma imensurável os padrões climáticos ao redor do mundo.

A razão por qual isso não acontece e temos as estações climáticas muito bem definidas ao redor do mundo, é o fato de que o eixo da Terra está inclinado a 23,5 graus em relação ao seu plano de órbita. É justamente esse grau de inclinação que cria os fenômenos que conhecemos como as estações do ano pois em alguns momentos os hemisférios estão mais inclinados em direção ao sol, o que é mais conhecido como o verão, e em outros momentos os hemisférios estão mais afastados do sol, o que é conhecido por nós como o inverno. Lembrando que as estações são sempre opostas de acordo com os hemisférios, se é verão no hemisfério norte obrigatoriamente é inverno no hemisfério sul e vice-versa. 

O que é o Equinócio? 

O Equinócio é um fenômeno astronômico caracterizado pela época do ano em que a Terra apresenta a menor inclinação em seu eixo, o que significa que os raios solares incidem diretamente sobre a linha do equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios. É por isso que na primavera observamos que a duração dos dias é quase a mesma em todos os pontos da superfície da Terra, daí nasce o nome Equinócio, palavra derivada do latim que significa "noites iguais". 

Isso faz com que o sol possa iluminar um pouco mais diariamente as plantas e por consequência acelerar o seu metabolismo, o que acabou por deixar a estação da primavera conhecida como a estação das flores.

Deixe um comentário e siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias 

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/primavera-2019-o-que-e-o-equinocio-que-marca-o-inicio-da-estacao-tao-especial,f5b3d58a8a495ff974e68e58b34dcdbay5blfokj.html


PUBLICAÇÕES RECENTES