A primeira estação de trem do estado de São Paulo

15/05/2019

O caminho que trouxe o progresso à Santos e ao Brasil, desde sua construção, até os dias de hoje 

A Estação do Valongo

A Estação do Valongo é uma estação de trem localizada no centro da cidade de Santos, foi a primeira estação de trem do estado de São Paulo, inaugurada juntamente à ferrovia que seguia até a cidade de Jundiaí, no ano de 1867 pela São Paulo Railway. Projetada na Inglaterra, a estação possui linhas neoclássicas inspiradas na estação londrina de Victoria Station, e é uma das únicas construções de Santos que é preparada para a neve. 

A estrutura começou a ser construída pela iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, para atender a necessidade de uma linha São Paulo-Santos, tanto para transporte de passageiros, quanto para o transporte da produção cafeeira de todo o estado que seguia para ser embarcada nos navios exportadores. Essa ferrovia é considerada uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo, principalmente devido a inclinação do trecho da Serra do Mar e a peculiaridade de um trajeto de oito quilômetros que lembra uma montanha russa em câmera lenta.

O prédio foi restaurado no ano de 2004 e passou a abrigar a Secretaria Municipal de Turismo, além do restaurante Estação Bistrô, que trabalha com o conceito diferenciado de restaurante-escola, voltado para a qualificação de jovens em estado de vulnerabilidade social, e também o ponto de embarque e desembarque da Linha Turística do Bonde, que conta com sete elétricos em funcionamento. A bilheteria funciona no Museu Pelé, em frente à estação e os bondes circulam de terça a domingo das 11h às 17h.

Sobre a Estação do Valongo:

Endereço: A Estação do Valongo fica no Largo Marquês de Monte Alegre s/n° - Valongo - Centro Histórico.

Horário de Visitação: Aberto de terça a sexta das 11h30 às 15h. Aos sábados das 12h às 15h.

H4 (Para mais informações acesse: https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/node/71

Tel. (13)32018000.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Fotografia: Diogo Peres | Imagem: Nicolas Negrão | Direção: Thiago Manias 


PUBLICAÇÕES RECENTES