10 Cuidados que todos devem ter ao visitar a praia

14/11/2019

Confira dicas essenciais de saúde e segurança para quem vai visitar a praia no período de férias 

Precauções 

Com a chegada da temporada de férias e o aumento do movimento de turistas nas praias, é preciso ter atenção redobrada com questões de saúde e segurança tanto dos adultos quanto das crianças, para que a sua viagem não acabe sendo interrompida por um imprevisto desagradável. Foi pensando nisso que desenvolvemos um pequeno texto com 10 dicas para você aproveitar ao máximo os dias de praia, confira abaixo: 

1 - Excesso de sol

Todo mundo gosta de tomar um banho de sol de vez em quando, inclusive é recomendado pelos especialistas que fiquemos expostos a luz solar direta por pelo menos 15 minutos diariamente, para que nosso corpo possa produzir corretamente a importante vitamina D. Porém, vá com calma! O excesso de sol pode levar a vários tipos de problemas como insolação e doenças na pele.

Com isso em mente, os melhores horários para se tomar sol são antes das 10h e depois da 16h, pois nesses horários a incidência dos raios UV já não é tão forte. Caso você vá a praia entre esses horários, procure uma sombra e passe protetor solar a cada 2 horas ou toda vez que sair do mar. Lembrando que o uso de protetor solar é indispensável para quem está na praia, independente do horário. 

2 - Hidrate-se sempre!

Beba muita água! É essencial que você esteja sempre bem hidratado, seja com sucos, água natural ou de coco. O calor excessivo faz com que transpiremos mais, principalmente quando estamos expostos ao sol, por isso é recomendado tomar pelo menos 2 litros de água durante o dia. Assim você poderá curtir a praia com muito mais energia e tranquilidade. Talvez esse seja o principal cuidado a se tomar nos dias de praia. 

3 - Alimente-se de forma consciente

É muito difícil resistir à grande variedade de porções e petiscos oferecidos pelos quiosques e bares à beira-mar. Porém, é necessário ter muito cuidado com tudo que você for comer por aí. Frituras como pastéis e camarão tem menos chances de vir contaminadas, mas vale saber a procedência da cozinha aonde são feitas para evitar qualquer problema futuro. Queijos e alimentos crus não são indicados por apresentar uma grande chance de conter contaminações.

O Ideal é consumir frutas e sanduíches naturais, seja pelo fato de serem mais saudáveis e evitarem o desconforto causado pelos alimentos mais pesados, ou pelo fato de terem um custo muito baixo, possibilitando que você prepare os alimentos em casa e leve-os em uma bolsa térmica para que não precise gastar em quiosques e bares locais.

4 - Comida e mar, não! 

Sim! A sua mãe sempre esteve certa. Ao fazer uma refeição é necessário esperar cerca de meia hora antes de entrar no mar, na piscina ou praticar qualquer outra atividade física. Isso acontece pois quando nos alimentamos, o organismo passa a dar prioridade para gastar energia no processo de digestão, ao iniciar uma atividade física logo após comer, os músculos passam a necessitar de mais sangue para supri-los de oxigênio, o que afeta diretamente o processo digestivo podendo a levar tonturas e mal-estar.

5 - Muita atenção com as crianças 

Já pensou passar pela situação de perder o seu filho na praia? Pode parecer algo difícil de acontecer, mas na verdade é extremamente comum, principalmente no período de férias onde as praias ficam lotadas e os pais normalmente estão distraídos. Para evitar que seu filho acabe fugindo do seu campo de visão e se perca, é preciso tomar algumas medidas, a primeira é colocar em todas as crianças uma pulseira de identificação com o nome da criança e pelo menos dois telefones de contato, é necessário também auxiliar as crianças à caso se perderem, procurarem um posto de bombeiro ou viatura policial.

Se você deseja ter ainda mais tranquilidade, é recomendado que leve uma piscininha daquelas de encher. Assim as crianças podem aproveitar a praia sem sair do seu campo de visão ou entrar em contato coma a areia quente. Lógico que isso serve somente para crianças bem pequenas, após uns 5 anos de idade dificilmente você conseguirá manter uma criança longe do mar. 

6 - Não subestime o mar

O mar com certeza é a atração principal da praia e todos nós adoramos tomar um refrescante banho de mar em um dia ensolarado, mas vale lembrar que o mar não é uma piscina! Quem subestima o poder das águas do mar pode acabar passando por situações muito ruins, logo alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo:

Nunca nadar sozinho: Sempre vá ao mar acompanhado de algum amigo ou parente.

Só entre na água em locais com salva-vidas: principalmente se você não é um nadador com muita habilidade.

Consulte um salva-vidas para saber as condições de banho do local: nunca entre no mar em um local que você desconhece completamente.

Evite nadar próximo a lanchas e jet-skis: Infelizmente ainda existe muita imprudência nas praias, por isso evite se banhar em locais com lanchas, barcos e jet-skis próximos.

7 - Cuide do cabelo e da pele 

Essa é especialmente para as moças. A água do mar e a longa exposição ao sol podem deixar o seu cabelo e pele muito danificados, para evitar esses danos a dica é investir em óleos e cremes especializados para que você possa sempre estar com cabelo e pele bonitos e saudáveis. É recomendado o uso de óleos que contenham argan, ojon e macadâmia. 

8 - Xô, insetos

O calor do verão pode ser delicioso para os turistas e banhistas, mas ele não traz somente coisas boas, com a chegada das altas temperaturas o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue e zika, começa a se reproduzir de uma maneira muito veloz. Isso faz com que se tornem um incomodo muito presente nas cidades litorâneas do Brasil, para evitar as doenças e a coceira é muito simples, uso frequente e indispensável de um repelente. Da mesma forma que você aplica o filtro solar, deve ser aplicado o repelente de insetos, dessa forma você evita também os aterrorizantes borrachudos. 

9 - Exercícios físicos

Para quem gosta de praticar exercícios físicos ao ar livre a dica é: escolher horários perto do início da manhã ou final da tarde, isso pois esses horários normalmente não são tão movimentados e contam com uma temperatura mais amena e propícia para a prática de exercícios. Não esqueça de hidratar-se corretamente após o exercício. 

10 - Não esqueça da higiene!

A areia e o mar não são o lugar favorito somente das crianças e turistas, neles podemos encontrar uma grande variedade de fungos e bactérias, por isso, deve-se redobrar o cuidado com a higiene visando evitar qualquer situação indesejável no futuro, como micoses e bichos geográficos. É recomendado que após o banho de mar, seja tomado uma ducha ou banho rápido, posteriormente, seque bem as dobras do corpo e evite usar bermudas e sungas úmidas. Lembre-se também que algumas bebidas alcóolicas e frutas ácidas podem manchar e agredir a pele quando expostas ao sol, para evitar, lave as áreas que entraram em contato com bastante água e sabão.


Agora que você já conhece as precauções básicas a serem tomadas em uma viagem até a praia, é só reunir os amigos e a família, escolher o destino que mais lhe agrada e curtir a praia tranquilamente sem imprevistos ou problemas surpresa. Deixe um comentário nos contando as suas dicas para um dia na praia e siga nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade. 

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias 


PUBLICAÇÕES RECENTES