Como iniciar uma rotina de exercícios

18/07/2019

Confira um guia completo sobre como começar uma rotina de exercícios para iniciantes 

Treino para iniciantes

Se você está em busca de um manual com exercícios simples que você possa fazer em casa e que trarão resultados significativos, você está no lugar certo! Confira no guia abaixo todas as dicas que você precisa para começar hoje mesmo: 

De tempo para seu corpo se adaptar

Quando falamos de iniciar o hábito de exercícios, muitas pessoas já pensam nas dificuldades e complicações antes mesmo de tentar. É importante destacar antes de tudo a importância de ter força de vontade e dedicação para atingir os seus objetivos, não se permita abrir exceções só porque está cansado ou com preguiça, esse é um dos erros mais comuns de quem está iniciando e é um dos principais motivos que fazem as pessoas desistirem. Por isso, seja firme com seu propósito e assuma o compromisso de encaixa-lo em sua rotina atual.

Para começar a treinar da forma correta para um iniciante, separamos 2 opções saudáveis que auxiliam seu corpo a se adaptar naturalmente sem sustos. A primeira opção é treinar 5 vezes por semana, mas por um curto período de tempo (de 10 a 25 minutos), sempre respeitando o seu nível de condicionamento físico, não se empolgue demais vendo pessoas que já tem o hábito de se exercitar, entenda que com muita calma você chegará lá um dia. Outra opção válida é treinar de 2 a 3 vezes por semana de 30 a 40 minutos, aplicando um volume mais pesado de treino, porém com um tempo maior de descanso entre os treinos. 

Ache o exercício que mais combina com você 

Sem enrolações, os treinos que mais farão efeito são aqueles que você gosta e sente vontade de fazer regularmente, não adianta tentar se comprometer a fazer algo que você ache tedioso. Procure misturar um pouco de cada modalidade como musculação, yoga, pilates, funcional, localizada, dança e alongamentos, sempre lembrando que a regularidade é a chave para um iniciante e não a intensidade. Busque treinos no youtube sobre o que mais te interessa e experimente, sem medos, pode ser que você descubra coisas que nem sabia que gostava. 

Vale destacar a importância de consultar um nutricionista e se alimentar de uma forma correta visando melhorar os resultados da sua rotina de exercícios. Outra coisa importante é o espaço que você usa, procure criar um ambiente confortável e tranquilo, use tapetes, tenha espelhos e uma boa iluminação, não se esqueça também de separar alguns itens como um cabo de vassoura, algumas bolinhas (pode ser de tênis), um banquinho e uma cadeira. Por fim, use roupas e tênis de exercício confortáveis, isso te ajuda a não se cansar tão rápido e evita futuros problemas como lesões. 

Foco nos resultados com muita paciência e dedicação 

Não existe fórmula mágica, os resultados vão aparecer com o tempo e de acordo com a sua regularidade e persistência, o mais importante é ser paciente e não criar ansiedade em torno dos resultados. Uma dica que pode salvar muitos de desistir é procurar chamar um amigo ou parente para te acompanhar no treino, afinal é muito mais fácil se manter motivado quando se tem companhia.

Para finalizar, nunca esqueça que o seu corpo é muito inteligente, mas para evoluir corretamente, ele primeiro precisa entender o que está acontecendo. É somente depois desse período de adaptação que os resultados começarão a vir com rapidez, então não perca mais tempo. 

Comece hoje mesmo a sua nova rotina de exercícios e faça da sua vida muito mais leve e saudável. 

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias  


PUBLICAÇÕES RECENTES