Conheça as 8 praias mais bonitas do litoral de SP

11/11/2019

Confira 8 dicas de praias maravilhosas no litoral paulista para visitar no fim do ano 

Praias 

Com a chegada do final do ano, um grande número de pessoas se desloca das cidades do interior para o litoral, principalmente no estado de SP onde já virou uma forma de tradição a viagem com a família para visitar as praias de Santos e do Guarujá, sempre visando aproveitar ao máximo os dias de sol e por fim assistir à queima de fogos do ano novo. Foi pensando nisso que preparamos um guia com 8 dicas de praias na baixada consideradas diferenciadas pelos moradores locais devido principalmente à sua paisagem exótica. Confira a lista abaixo: 

1 - Praia do Sangava, Guarujá 

A praia do Sangava fica localizada no município do Guarujá, bem próxima a praia do Góes e do bairro da Ponta da Praia em Santos. Trata-se de uma praia pequena e reservada de águas calmas que esbanja uma grande beleza natural e pouca infraestrutura. É um local pouco conhecido pelos turistas devido ás dificuldades de acesso, porém, é um destino muito recomendado para quem gosta de paz e tranquilidade.

Para chegar lá é preciso realizar uma pequena viagem de barco saindo da ponte Edgar Perdigão em Santos ou se aventurar em uma pequena e perigosa trilha que leva da praia do Góes até o Sangava. O destaque desta praia é o fato de ser extremamente reservada e distante dos grandes movimentos de turistas, recentemente o aumento do fluxo de barcos realizando a travessia tem gerado um grande movimento no local durante os fins de semana, logo é recomendado que visitem a praia nos dias de semana para desfrutar de uma maior comodidade.

2 - Prainha Branca, Guarujá 

A Prainha Branca fica localizada no município de Guarujá, bem próxima a divisa com Bertioga na reserva ambiental da Serra do Guararu. É um local famoso por sua beleza natural e tranquilidade, o mar é agitado e muito limpo, a areia é branca e macia e os arredores são cercados de mata atlântica bem preservada. A infraestrutura do local é bem simples contando com barracas, campings e pequenas casas pertencentes a população da vila caiçara local.

O acesso ao local é feito através de uma trilha de mais ou menos meia hora que conta com subidas e descidas, porém, é bem sinalizada e existe um estacionamento perto da entrada da trilha. É possível comprar algumas bebidas e alimentos no local, mas não existem mercados próximos, logo é recomendado levar bastante comida e água. É considerada uma praia bem popular que atrai um bom movimento de turistas nos feriados e fins de semana, é um ótimo local para ir com crianças e com a família, só não se esqueça do repelente. 

3 - Praia de Juquehy, São Sebastião 

A Praia de Juquehy fica localizada no município de São Sebastião próxima a Barra do Una e é considera uma das praias mais belas da região. Ela apresenta uma extensão de 3 km e uma ótima infraestrutura de hotéis e pousadas, tornando o local perfeito para quem quer relaxar sem abrir mão do conforto. A praia apresenta areias brancas e um mar transparente que acompanhados do verde da serra e da vista das ilhas, tornam o local um grande centro turístico.

Essa praia é ideal para quem deseja agradar a toda a família, conta com um canto que proporciona boas ondas e consequentemente a prática de esportes, e outro canto onde o mar é calmo, perfeito para um banho com as crianças e a família. O bairro em volta da praia é muito bem estruturado, contando com restaurantes, mercados e farmácias, ótimo para quem procura um local paradisíaco e acessível. Vale lembrar que o movimento por aqui nas épocas de temporada é muito grande, o que pode ocasionar em uma grande lotação e congestionamento nas vias locais. 

4 - Cambury, São Sebastião 

A Praia de Cambury fica localizada no município de São Sebastião, bem próxima à Boiçucanga. É considerada uma das praias mais conhecidas do local, principalmente entre os jovens, isso acontece devido à enorme beleza natural e estrutura encontrada no local. O grande diferencial dessa praia é o movimento intenso gerado pelos bares restaurantes e baladas encontradas por lá.

A praia conta com águas cristalinas, areia muito branca e limpa e uma diversidade de locais para aproveitar o mar, seja para surfar ou remar de stand-up. O local conta também com o lindo cenário do Rio Camburi que deságua no mar mais ao canto esquerdo da praia, possibilitando um refrescante banho de água doce. Lembrando que a praia é um destino muito comum para os jovens, principalmente na alta temporada, então é possível que exista locais com música alta e muita farra.

5 - Prumirim, Ubatuba

A Praia de Prumirim fica localizada no município de Ubatuba, próxima a Praia do Léo e a Praia das Conchas. O local apresenta uma grande beleza natural com águas claras, areia branca e muito verde cercando o trecho de praia. Apesar de toda a beleza, o local não é o mais indicado para as crianças e banhistas sem prática, isso pelo fato de ser uma praia de tombo com fortes correntezas e ondas cavadas. A praia conta com poucos quiosques em sua orla, porém, são locais muito bem recomendados e com ótimo atendimento.

Prumirim apresenta nos dois extremos rios que desaguam no mar, tendo assim a possibilidade de banhar-se na água salgada ou doce. O lado direito da praia é o mais procurado pelas famílias, pelo fato das águas serem as mesmas da cachoeira do Prumirim. Outro destaque desta praia, são os passeios de barco a preços populares, possibilitando um belo passeio pela Ilha de Prumirim, que também pode ser acessada à remo de caiaque ou stand-up.

6 - Itamambuca, Ubatuba 

A praia de Itamambuca é localizada ao norte do município de Ubatuba e é considerada a queridinha dos surfistas e atletas. Seus mais de 2km de extensão somados a belas ondas e um lindo visual, acaba atraindo um grande público jovem que busca praias descoladas e tranquilas, possibilitando a prática do surf, corrida, stand-up, caiaque e muito mais. Além da praia, os visitantes podem curtir também o Rio Itamambuca, que é abastecido pelas águas provenientes da serra e por ventura deságua no mar, criando uma paisagem sem igual.

O lado direito da praia, por onde chegam os visitantes, conta com alguns quiosques simples, uma escolinha de surf e um hotel de alto padrão integrado com a natureza, o Itamambuca Eco Resort. Se o que você procura é o sossego total e um visual deserto, basta caminhar até o lado esquerdo da praia, onde a areia é livre de construções e você poderá sentir-se parte da natureza por completo.

7 - Bonete, Ilhabela 

A Praia do Bonete, localizada na face sul do município de Ilhabela de frente ao mar aberto, é considerada uma das 10 praias mais bonitas do Brasil, pelo respeitado jornal britânico The Guardian. O local é habitado por uma comunidade caiçara local e apesar de ter águas bem agitadas, apresenta diversas características selvagens que atraem amantes do ecoturismo, surf, ou apenas quem quer se desconectar do mundo moderno e curtir momentos inesquecíveis em uma paisagem paradisíaca.

A praia conta com 600 metros de orla rodeada por belíssimos Chapéus-de-Sol, enquanto no mar, as ondas podem chegar à até 3 metros de altura, empurradas pelos ventos do sul. Por lá é possível visitar também, cachoeiras locais e fazer trilhas em meio a mata preservada. O acesso até a praia não é muito fácil, pode ser feito pelo mar, através das famosas canoas "boneteiras" ou lanchas de passeio, mas, o verdadeiro jeito de chegar até este paraíso é através de uma trilha de 12 km pelo Parque Estadual de Ilhabela, que se inicia no ponto aonde a rodovia asfaltada acaba e segue por mais de 3 horas, passando por cachoeiras e locais de mata nativa, até chegar no local da praia. Por tratar-se de uma trilha longa, é recomendado o acompanhamento de guias turísticos.

8 - Castelhanos, Ilhabela 

Considerada uma das praias mais belas de todo o Brasil. A praia de Castelhanos é um paraíso isolado das cidades e da tecnologia, trata-se de um local completamente selvagem, permeado por montanhas cobertas por mata nativa que surpreendem qualquer um com o verde vivo das plantas juntando-se tranquilamente com o azul esverdeado do mar. A Praia tem mais de 1,5 km de extensão e é separada em duas baías de água azul clara que desenham com seu formato um coração, que pode ser visto por completo de um mirante acessível através de uma pequena trilha.

O acesso a Praia de Castelhanos é extremamente reservado, pois a mesma fica localizada ao leste da ilha, o lado mais distante da área urbanizada. Para chegar até lá, é preciso enfrentar uma trilha de 15 km que corta a Ilha no sentido Oeste a Leste por meio da exuberante flora da Mata Atlântica, vale destacar que somente veículos 4x4, motos ou bicicletas são permitidos e para os mais corajosos, é possível fazer a trilha a pé. A região é habitada por uma antiga comunidade caiçara e de lá é possível acessar diversas praias vizinhas e a belíssima Cachoeira do Gato. O acesso dos veículos permitidos é controlado por quantidade, então, antes de se aventurar, cheque as informações com guias locais.


Agora que você já conhece 8 destinos no litoral paulista com praias belíssimas e paradisíacas, é só juntar os amigos e partir para a viagem. Deixe um comentário nos contando suas experiências com as praias mencionadas e siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.


Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias  


PUBLICAÇÕES RECENTES