Descubra as origens do Dia de Ação de Graças

27/11/2019

Conheça a história por trás do famoso feriado americano, o "Thanksgiving Day" 

Gratidão 

O dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como Thanksgiving, é um feriado nacional americano que precede as comemorações do natal, a data é celebrada anualmente, sempre na 4° quinta-feira do mês de novembro e tem como principal motivo expressar a gratidão das pessoas pelas coisas boas que aconteceram durante o ano que se passou. Para isso, as famílias se reúnem em um belo e farto jantar e passam a noite manifestando carinho e agradecimento.

Juntamente ao Natal, o Réveillon e o feriado de 4 de julho, o dia de Ação de Graças é um dos feriados mais importantes para a cultura americana. Um fato muito curioso é que o Thanksgiving não está diretamente ligado a nenhuma religião, sendo assim, uma data comemorada amplamente por toda a população, independente das crenças. 

Tradições 

Como já foi mencionado, a principal tradição do Thanksgiving é o jantar com a família em celebração aos bons momentos. Nesta noite são servidos normalmente, abóboras, tortas de maçã e de nozes, cookies com gotas de chocolate, batata-doce, purê e tradicional peru assado com molho de cranberry.

Outra coisa muito comum neste feriado são os desfiles e festas públicas que atraem uma enorme quantidade de pessoas. Nos Estados Unidos, a parada mais tradicional e conhecida é a Macy's Thanksgiving Day Parade, organizada anualmente pela loja de departamento Macy's na cidade de Nova York desde o ano de 1924. O evento tem uma média de 4 milhões de participantes, que enfrentam o forte frio nova-iorquino para desfilar juntamente com os clássicos balões.

Origem 

As tradições do Thanksgiving podem ser traçadas até o Século XVI, em uma região conhecida como Plymouth Colony, no estado de Massachusetts, lá os habitantes da vila tinham o costume de realizar uma festa para comemorar os resultados da colheita de alimentos daquele ano, acontece que na época eles passavam por invernos muito rigorosos, o que despertou esse sentimento comum de gratidão pela comida na mesa. 

Foi somente no ano de 1620 que o bom resultado das colheitas mudou o estilo das comemorações, que passaram a festejar a fartura dos alimentos. No ano seguinte, o governador da vila, decidido a repetir os agradecimentos do último ano e organizou a "Festa de Outono" que reuniu os colonos ingleses junto aos nativos americanos. Foi nesta festa que se iniciou a tradição de comer pratos como, patos, peixes e o peru.

A partir daí a festa se espalhou por diversos lugares do mundo, sendo hoje celebrada na maioria dos países como um dia de gratidão e compaixão. 

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias   


PUBLICAÇÕES RECENTES