Descubra o que guarda o Alçapão

25/01/2020

Tudo o que você deve saber sobre o estádio mais temido do mundo 

A Vila Belmiro 

O estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro é o estádio particular do Santos Futebol Clube, tem a capacidade para 16 899 pessoas e é considerado o maior estádio da baixada santista. É também um dos estádios de futebol mais antigos do Brasil, inaugurado em 12 de outubro de 1916, ano que recebeu a sua primeira partida oficial pelo Campeonato Paulista de 1916 aonde o Santos venceu o Ypiranga por 2 a 1.

O nome do estádio foi oficializado em 24 de março de 1933 em homenagem a Urbano Vilella Caldeira Filho, ele foi zagueiro, treinador e dirigente do clube, sua paixão pelo Santos era tão enorme que por muitas vezes era visto aparando o gramado, plantando árvores e cuidando dos jardins ao redor da Vila, tal esforço não passou despercebido pelos cartolas que dias após sua morte decidiram o homenagear de maneira tão grandiosa. 

O estádio já sediou diversos eventos importantes como amistosos de comemoração, finais de campeonatos nacionais e internacionais e até uma luta de boxe entre Joe Louis e Tommy Giorgio no ano de 1950. O estádio conta com um espaço para o Memorial de Conquistas, aonde troféus e ídolos ficam expostos, e também um centro de memória e estatística aonde é feita a restauração e organização de documentos históricos. A Vila Belmiro é localizada na Rua Princesa Isabel s/n° e o horário de visitação é de terça a domingo das 9h às 18h. 


Sobre a Vila Belmiro

Endereço: O Estádio Urbano Caldeira fica na Rua Princesa Isabel s/nº - Vila Belmiro - Santos.

Horário de Visitação: Aberto de terça a domingo das 9h às 18h.

Ingressos: Visita simples R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia).

Crianças até seis anos tem entrada gratuita.

Para mais informações acesse: https://www.santosfc.com.br/vila-belmiro/

Tel. (13) 32574000.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Fotografia: Diogo Peres | Imagem: Nicolas Negrão | Direção: Thiago Manias  


PUBLICAÇÕES RECENTES