Entenda o que é a comemoração do Halloween

23/10/2019

Data também conhecida como "Dia das Bruxas" é comemorada em diversos lugares do mundo, descubra as origens desta festa. 

O que é o Halloween? 

O Halloween, popularmente conhecido como o Dia das Bruxas, é uma data mais conhecida pelas festas regadas a doces e tematizadas com abóboras bruxas e monstros aonde todos se fantasiam a caráter e saem nas ruas para praticar o famoso ato de pedir "Doces ou Travessuras". 

Porém, esse é um conceito americano mais recente da data que é comemorada a mais de três mil anos por povos em todo o oeste da Europa. Conheça tudo sobre a origem do Halloween e os significados dos costumes mais conhecidos: 

História 

As comemorações do Halloween tem sua origem relacionada principalmente aos povos Celtas, que se espalhavam por boa parte do oeste da Europa durante os primeiros anos dos séculos A.C. Os Celtas celebravam nesta data um festival conhecido como Samhain, que durava por cerca de três dias e marcava o início do ano céltico.  

Eles festejavam para agradecer as boas colheitas e para espantar os espíritos que se encontravam vagando por aí. Para eles, especificamente no dia 31 de outubro, os espíritos desencarnados daqueles que morreram ao decorrer do ano, voltavam ao nosso plano em busca de um corpo com vida para habitar, essa era, segundo as crenças Céltas, a única esperança de vida após a morte. Naturalmente, os que estavam vivos temiam ter seus corpos possuídos, então na noite do dia 31, praticavam os costumes de apagar as luzes e tirar as cores das decorações em suas residências, para deixa-las frias e indesejáveis. Eles então se vestiam com roupas assustadoras e fantasmagóricas e saíam pelas ruas realizando desfiles muito barulhentos e destrutíveis, isso era feito com o intuito de assustar e amedrontar os espíritos em busca de corpos.

Foi assim então que a tradição se popularizou e durante a era medieval acabou chamando a atenção da igreja católica, que inicialmente condenava a comemoração. Foi ai que surgiu o "Dia das Bruxas", visando associar as festas ao ritual pagão da bruxaria. Com o tempo, os líderes da igreja perceberam o potencial popular da data e decidiram ter uma aproximação diferente, em vês de condenar as comemorações, eles promoveram a mudança da data do Dia de Todos os Santos, posteriormente 13 de maio, para 1º de novembro, associando assim a data a um feriado cristão.

Foi ai que surgiu o Halloween, inclusive a palavra Halloween, é derivada da palavra "Hallowed", "santo" em inglês, e da palavra "Eve", significando "noite" na língua inglesa, dessa forma o Halloween significa "Noite Santa" ou "All Hallow's Eve", traduzida para Noite de Todos os Santos.

O Halloween que conhecemos hoje em dia é uma adaptação americana das tradições irlandesas que foram trazidas ao país por imigrantes durante o século XIX, porém, trata-se muito mais do que cultura. A data tem um enorme poder comercial nos Estados Unidos, mobilizando quase toda a população a participar das festas o que movimenta anualmente uma grande quantidade de dinheiro, tanto que no país o dia 31 é feriado nacional.

Curiosidades

Por que "Doces ou Travessuras"? Acredita-se que na cultura celta, era de costume as oferendas de comida durante essa época, visando apaziguar os espíritos malignos. Tal costume foi passado então para países como a Irlanda que durante a época realizavam procissões a fim de arrecadar oferendas de fazendeiros em troca da benção de suas futuras colheitas, uma espécie de chantagem que deu origem a expressão, "doces ou travessuras".

Por que a lanterna de Abóbora? Esta tradição vem diretamente do folclore irlandês e está ligada a figura de "Jack da Lanterna", ele era um bêbado muito esperto que conseguiu através de suas malícias, enganar o diabo e escapar do inferno, porém, quando morreu ele também não foi aceito no céu e passou a ser uma alma vagando pela noite. O diabo então deu a ele uma vela, para iluminar o seu caminho, e para que a vela durasse mais, Jack a colocou dentro de um nabo e cravou buracos para construir a lanterna. Devido à abundância de abóboras na época de Halloween nos Estados Unidos, o nabo foi posterior mente substituído pela abóbora. 

Halloween no Brasil. Nosso país não tem uma grande tradição em relação às festas de Halloween, porém, existem várias festas locais comemoradas na mesma data. Como por exemplo, foi implantado no ano de 2003, o Dia do Saci, como meio de celebrar o folclore nacional. 

Agora que você já conhece tudo sobre o Halloween e suas tradições, aproveite as festas e conte para todos os seus amigos as histórias por trás dos costumes. Deixe um comentário nos contando sobre sua experiência com o Halloween e siga nos nas redes sociais para não perder nenhuma novidade. 

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias  


PUBLICAÇÕES RECENTES