NASA irá realizar missão de teste para desviar a rota de asteroide

24/09/2019

O objetivo do teste é avaliar se o método é realmente eficaz caso seja preciso desviar um objeto espacial da rota de colisão com a Terra 

A missão 

A NASA (agência espacial americana) está desenvolvendo em conjunto com a empresa privada de sistemas aeroespaciais SpaceX, uma missão de teste que irá lançar uma espaçonave para se chocar com um asteroide. O teste faz parte de uma missão denominada Double Asteroid Redirection (DART), que busca criar um método de defesa para qualquer objeto espacial que venha se chocar futuramente com o nosso planeta. 

O objetivo do teste é provar que uma espaçonave lançada da Terra consegue alterar a trajetória do asteroide Dimyos B, o objeto não apresenta nenhuma ameaça real para a segurança do planeta, porém, é o corpo celeste ideal para esse tipo de teste por se tratar de um Objeto Próximo da Terra (ou Near-Earth Object, da silga NEO).

Objetos desse tipo são monitorados frequentemente pelas agências espaciais ao redor do mundo, tanto que a ESA (agência espacial europeia) tem uma lista de possíveis riscos com os asteroides que tem alguma chance de atingir a Terra. Mas não precisa se preocupar! As chances não são realmente significantes em nenhum dos casos.

Mesmo assim, os cientistas estão se esforçando para desenvolver um método que funcione comprovadamente para caso surja alguma ameaça real no futuro. O lançamento da missão está programado para o mês de julho de 2021 e a colisão entre a aeronave e o asteroide Didymos B deverá ocorrer em setembro de 2022, a nave deverá atingir o asteroide a uma velocidade de aproximadamente 24 mil quilômetros por hora. A colisão deve alterar levemente a trajetória do corpo espacial, cerca de um centímetro por segundo, mas essa pequena mudança teoricamente já conseguirá alterar a órbita do asteroide o suficiente para mudar o seu direcionamento.

Deixe um comentário nos contando a sua opinião sobre essa missão espacial, e siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/09/nasa-planeja-enviar-espaconave-para-se-chocar-contra-asteroide.html


PUBLICAÇÕES RECENTES