Um peixe para quem chega

23/04/2019

A melhor sensação é saber que está em casa 

O Monumento o Peixe

Talvez o monumento mais icônico da baixada, o peixe de aço de 35 toneladas e 25 metros de altura fica localizado na entrada da cidade no km 64 da Via Anchieta de forma que é possível vê-lo a diversos quilômetros de distância. Tal vista traz aos santistas a tranquilidade e a certeza de estar em casa, e aos turistas, um estímulo na vontade de conhecer a praia.

O peixe é composto por duas hastes de aço Cos Ar Cor 400 fornecidas pela Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa), a presença de cromo e cobre em sua composição fez com que a escultura tivesse em sua época de inauguração uma textura aveludada e uma coloração marrom café. A obra foi executada pelo artista plástico Ricardo Campos Mota e foi inaugurada em 15 de dezembro de 1999.

Após alguns anos sem manutenção a estrutura precisou passar por uma restauração no ano de 2007 que consistiu na limpeza da estrutura com hidro jateamento, nova pintura à base de poliuretano acrílico cinza e a reinstalação da iluminação. Hoje o peixe se encontra conservado e virou até objeto de estudo, as soldas e o aço usados na construção são analisados por especialistas para verificar o seu comportamento em relação ao tempo e as condições climáticas.

Sobre o Peixe: 

Endereço: O Peixe fica localizado no Km 64 da Via Anchieta.

Para mais informações: https://www.novomilenio.inf.br/santos/h0255.htm 

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Fotografia: Diogo Peres | Imagem: Nicolas Negrão | Direção: Thiago Manias  


PUBLICAÇÕES RECENTES