O edifício mais conhecido de Manhattan

13/06/2019

Conheça a história do arranha-céu que é um ícone da cidade de Nova York

Empire State

O Empire State é um arranha-céu de 102 andares localizado na ilha de Manhattan logo abaixo do Central Park, mais especificamente no cruzamento da 5° avenida com a rua 34° oeste, o nome do edifício é derivado do antigo apelido dado ao estado de Nova York (The Empire State). O prédio tem mais de 400 metros de altura e foi considerado o mais alto do mundo por quase 40 anos, desde sua inauguração em 1931, até a construção da torre norte do World Trade Center no final de 1970.

O Empire State é um ícone cultural americano e já foi classificado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e como um marco histórico nacional. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o prédio se tornou novamente o edifício mais alto da cidade e se manteve assim até o One World Trade Center ser construído em 2012. Atualmente o Empire State Building é o 31° mais alto do mundo.

História 

Até meados do século XX o local aonde hoje está localizado o Empire State era ocupado pelo Hotel Waldorf-Astoria e era frequentado somente pela elite social de Nova York. As escavações para a fundação do local começaram em janeiro de 1930 e a construção do edifício se iniciou no mês de março do mesmo ano. 

O Empire State Building foi projetado por William F. Lamb e sua empresa de arquitetura Shreve, Lamb e Harmon, o desenho do prédio demorou apenas duas semanas para ser finalizado e foi feito com base no projeto do edifício Reynolds de Winston-Salem localizado na Carolina do Norte. A construção envolveu 3400 trabalhadores, a grande maioria imigrantes da Europa e alguns índios da tribo Mohawk. De acordo com os dados oficiais somente 5 pessoas morreram durante as obras.

Na época a cidade de Nova York crescia aceleradamente com diversos arranha-céus em construção ao mesmo tempo e existia uma certa competição sobre qual seria o edifício mais alto da cidade. As obras de construção do Empire State duraram cerca de 410 dias, um tempo recorde para um edifício de tal proporção e o prédio foi oficialmente inaugurado em primeiro de maio de 1931 pelo então presidente Herbert Hoover, que acendeu as luzes do edifício remotamente ao apertar um botão direto da Casa Branca em Washington DC.

O Empire State tornou-se extremamente conhecido devido a sua participação no clássico do cinema King Kong, aonde o gorila se pendura no prédio para combater os aviões que o caçavam.

Curiosidades

O Empire State Building já presenciou diversos acontecimentos peculiares em seus quase 90 anos de existência. Em julho de 1945 um bombardeiro B-25 pilotado por um tenente-coronel americano em meio a um nevoeiro, colidiu com a face norte do edifício entre o 78° e o 80° andar causando a morte de 14 pessoas, o incêndio causado pela colisão foi controlado rapidamente e o prédio foi reaberto na semana seguinte.

O edifício também tem um histórico fatídico em relação a suicídio, mais de 30 pessoas já tiraram suas vidas se jogando do topo do prédio. O primeiro caso ocorreu antes mesmo da conclusão da obra e envolveu um trabalhador que foi demitido. Devido a esses acontecimentos, uma cerca de proteção foi colocada ao redor da área do de que de observação no ano de 1947.

Os turistas que visitarem o local podem conhecer dois pontos de observação, um de que situado no 86° andar, aonde normalmente acontecem os passeios turísticos, e o terraço do prédio localizado no 102° andar de onde é possível ter uma visão panorâmica da Ilha de Manhattan que se estende até o estado de Nova Jersey.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias   


Sobre o Empire State Building

Endereço: O Empire State Building fica localizado no centro da ilha de Manhattan logo abaixo ao central park.

Para mais informações : https://novayork.com/empire-state-building


PUBLICAÇÕES RECENTES