O maior jardim a céu aberto do mundo

17/01/2020

Com mais de 200 mil metros quadrados, o jardim de Santos é também o maior jardim de praia do mundo 

A Orla de Santos

A orla da praia de Santos conta com a presença do maior jardim de praia do mundo, registrado pelo Guiness World Record desde 2002, são 5.335 metros de extensão e 50 metros de largura, no total são quase 220.000 m² do verdadeiro cartão postal da cidade. O jardim apresenta grande variedade de cores e aromas em seus 1.300 canteiros e floreiras com mais de 70 espécies ornamentais como lírios, dracenas, pingos de ouro, margaridas e muitas outras. Existem ainda mais de 1.800 árvores de vários portes como palmeiras, cicas e os famosos chapéus-de-sol. A rica flora do jardim atrai uma diversidade de espécies de aves, algumas endêmicas que fazem do jardim sua casa, e outras que somente usam o jardim para descansar e se alimentar antes de voar para outro destino.

A ideia de criar um jardim na praia nasceu em 1914 resultado de estudos de Saturnino de Brito, porem o projeto só começou a ser viabilizado em 1936. Entre os anos de 1949 e 1959 o jardim ganhou fontes, postos de salvamento e o Aquário Municipal, nesta época o desenho do jardim ainda era geométrico, somente no ano de 2003 com a inauguração da ciclovia que os canteiros ganharam o formato curvilíneo.

O jardim é também uma galeria de arte ao ar livre, abrigando 38 monumentos e esculturas que destacam personagens locais, nacionais e internacionais. Dessa forma é possível passear do José Menino a Ponta da Praia apreciando a vista e a vida local e ao mesmo tempo conhecer importantes vultos da história como Saturnino de Brito, Alberto Santos Dumont, padre Anchieta e Cristóvão Colombo.  

Para mais informações acesse: https://turismosantos.com.br/?q=pt-br/node/1590

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Fotografia: Diogo Peres | Imagem: Nicolas Negrão | Direção: Thiago Manias  


PUBLICAÇÕES RECENTES