O que é a Black Friday?

28/10/2019

Saiba tudo sobre a data mais esperada pelos compradores do varejo 

Black Friday

A Black Friday é uma data muito conhecida pelos consumidores principalmente devido às ofertas e descontos imperdíveis concedidos neste dia nos mais diversos setores do mercado. Porém, o que a maioria não sabe é que a data na verdade é uma ação de venda muito bem pensada para renovar os estoques no fim do ano, confira no texto abaixo tudo o que você precisa saber sobre a Black Friday: 

A verdade por trás da Black Friday é uma mega ação de vendas programada para ocorrer na última sexta feira de novembro (logo após o feriado americano de Ação de Graças) e que visa vender a maior quantidade de artigos possíveis com ofertas especiais e descontos que podem chegar até 70% do valor total dos produtos. 

História 

A data surgiu oficialmente no ano de 2005 nos Estados Unidos, onde a polícia do estado da Filadélfia usou o termo Black Friday para batizar o dia em que se inicia o período de compras para o Natal e Ano Novo, que normalmente é também o início de um período muito congestionado e tumultuado para as lojas. 

O nome Black Friday tem sua origem no mundo financeiro, aonde a cor vermelha era usada pra indicar balanços negativos e a cor preta era usada para indicar os balanços positivos. Com o tempo o termo foi se popularizando e a data foi se tornando uma referência muito importante para o comércio, principalmente como uma forma de liquidar produtos antigos possibilitando uma renovação do estoque para o período mais agitado de compras. 

No Brasil

A Black Friday chegou ao Brasil somente no ano de 2010 e devido à resistência por parte do comércio, seus primeiros anos em nosso país foram um tanto quanto conturbados. Apesar da participação de mais de 50 lojas como Magazine Luiza, Walmart, Shoptime, Americanas.com, Submarino, Extra, Fnac, Dafiti, Saraiva e CompraFácil a aceitação não foi muito boa por parte dos varejos que apostaram suas fichas nas propagandas muito chamativas com promoções surreais que muitas vezes não correspondiam aos descontos reais oferecidos nas lojas. 

Outra crítica muito grande aos primeiros anos de Black Friday no Brasil foi relacionada às fraudes, aonde as lojas aumentavam absurdamente os preços de seus produtos pouco tempo antes da data e assim "fingiam" descontos imperdíveis cobrando o mesmo preço que o produto tinha alguns dias atrás. Isso fez com que surgissem diversos órgãos de fiscalização para os descontos da data o que fez com que os consumidores passassem a prestar mais atenção na hora de realizar as compras.

Atualmente a Black Friday é considerada uma ótima oportunidade para adquirir produtos eletrônicos, tecnológicos e dos mais variados setores por preços muito reduzidos, porém, sempre prestando muita atenção aos sites e ofertas suspeitas.

Agora que você já sabe o que é a Black Friday e qual a origem dessa data, aproveite as ofertas com consciência e compartilhe com os amigos para evitar as fraudes e farsas. Deixe um comentário nos contando sua experiência com a Black Friday e siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias 


PUBLICAÇÕES RECENTES