O prédio que governa Santos

28/01/2020

Conheça mais sobre o palácio sede da prefeitura de Santos 

O Palácio José Bonifácio 

O Palácio José Bonifácio é um edifício histórico sede da Prefeitura da cidade de Santos, ele foi projetado pelo arquiteto Plínio Botelho e foi construído em 1937, sua inauguração ocorreu no ano de 1939 já como sede da prefeitura e da Câmara Municipal da cidade. Seu nome é uma homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva o Patriarca da Independência. 

O palácio apresenta um estilo neoclássico e exibe linhas comuns em prédios públicos para externar o conceito grego de democracia, porém ao mesmo tempo, sua estrutura interna expressa o estilo ditatorial da época do Estado Novo. O terreno tem cerca de 2900 metros², possui 7 andares e foi construído com 2 milhões e 50 mil tijolos pesando no total 12 mil toneladas. O imóvel é repleto de simbolismos que fazem referência ao passado filosófico, seja em seus vitrais, escadarias cercadas de pedra lavrada, arcos, grandes colunas, lustres de cristal e acabamentos de mármore de Carrara e jacarandá, e principalmente em suas peças escultóricas e afrescos.

A faixada do prédio apresenta a imagem de dois deuses romanos ladeando a escadaria, a direita está Minerva, conhecida como Athenas, símbolo da sabedoria, ciência e arte, e à esquerda está Mercúrio, conhecido como Hermes, representando o comércio, ambas as estátuas foram confeccionadas em granito por José Baptista Ferri que as doou para a prefeitura em 1941. Dentro do prédio se tem acesso ao salão principal, ao salão nobre e a sala Princesa Isabel.

Sobre o Palácio José Bonifácio:

Endereço: O Palácio fica na Praça Mauá s/n° - Centro Histórico.

Horário de Visitação: Aberto de segunda a sexta das 9h às 18h.

Para mais informações acesse: https://turismosantos.com.br/?q=pt-br/node/78

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Fotografia: Diogo Peres | Imagem: Nicolas Negrão | Direção: Thiago Manias 


PUBLICAÇÕES RECENTES