Um espaço de tranquilidade no meio da cidade que nunca dorme

08/05/2019

Conheça mais sobre um dos parques mais famosos e visitados do mundo

O Central Park

O Central Park localizado na ilha de Manhattan em Nova York, é um dos parques urbanos mais visitados do mundo com um fluxo de aproximadamente 35 milhões de turistas por ano. O parque conta com uma diversidade de atrações como, estátuas, fontes, um teatro, um castelo, o famoso zoológico e uma grande extensão de gramados e paisagens para o uso do público com mais de 840 acres, o parque é um dos cartões postais mais famosos da cidade e devido a sua popularidade, já participou de centenas de produções de Hollywood, o tornando famoso mundialmente. Considerado um verdadeiro oásis natural no meio da cidade de Nova York.

História do Parque

Desde o início do século XIX já existia a discussão sobre a importância de criar um parque urbano que trouxesse um pouco de natureza e tranquilidade para a cidade de Nova York, que na época se encontrava crescendo de forma muito rápida com centenas de prédios e novas construções se erguendo anualmente. Foi por essa razão que no ano de 1857 foi realizado um concurso cujo objetivo era muito específico, escolher o melhor projeto para a criação de um grande parque que seria localizado no coração da ilha de Manhattan.

O projeto escolhido foi desenvolvido pelos arquitetos Frederick Law Olmsted e Calvert Vaux, que se tornaram então os responsáveis pelo design da estrutura e pela expansão da imensa área verde que se tornaria o que conhecemos hoje como o Central Park. O parque foi aberto ao público no inverno de 1858 e continuou sendo expandido e melhorado até chegar ao seu tamanho atual, em 1873. O local ganhou fama de uma forma impressionante a partir dos anos 60, quando passou a sediar festivais e eventos culturais, atraindo um número cada vez maior de pessoas e se estabelecendo como um dos símbolos da cidade.

O que ver no Parque 

O Central Park possui uma infinidade de atrações para os seus visitantes, entre elas podemos destacar o zoológico, aonde é possível observar centenas de animais exóticos como leões marinhos, pinguins e ursos polares, além de ter uma parte especial dedicada somente as crianças, aonde é permitido o contato direto com cabras e ovelhas. Outra atração muito conhecida é o Castelo Belvedere, construído no século XIX e utilizado por várias décadas como Observatório Meteorológico da cidade, é um dos pontos favoritos dos turistas. É possível visitar também o Strawberry Fields, memorial construído em homenagem ao artista John Lennon em uma parte do parque que o músico costumava frequentar assumidamente.

O parque contém um total de 29 esculturas feitas por artistas renomados mundialmente, sendo a maioria delas doações de indivíduos ou organizações, algumas das mais notórias esculturas são: Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas) de José de Creeft, Hideo Sasaki e Ferando Texidor; a Agulha de Cleópatra (monumento construído em Heliópolis no Antigo Egito em aproximadamente 1 450 a.C); e a belíssima Angel of the Waters (Anjo das Águas) de Emma Stebbins.

Apesar de parecer natural, o parque é quase inteiramente ajardinado e apresenta a maioria de seus lagos feitos de forma artificial, conta também com diversas trilhas para caminhada e duas pistas de patinagem no gelo, o parque teve até hoje um custo total de US$ 875 milhões para recuperação e conservação do espaço.

Conte para nós como foi a sua experiência visitando o Central Park, clique aqui ou deixe um comentário, seu feedback é muito bem-vindo.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias   


Sobre o Central Park

Endereço: O Central Park fica localizado no coração da ilha de Manhattan.

Para mais informações: https://novayork.com/central-park 


PUBLICAÇÕES RECENTES