Veganismo: por que adotar a essa prática?

13/08/2019

Conheça tudo sobre esse movimento que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo

O que é ser vegano?

Você com certeza já ouviu falar do veganismo. O movimento que cresce mais a cada dia em todos os lugares do mundo, inclusive no Brasil. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que realmente significa ser vegano, foi pensando nisso que desenvolvemos esse pequeno texto explicativo com tudo o que você precisa saber sobre esse conceito, confira abaixo: 

Primeiro, vamos desmentir algumas ideias muito comuns e extremamente erradas. Veganismo não tem só a ver com o jeito que você se alimenta, esse conceito é mais ligado aos vegetarianos, outra ideia muito equivocada é a de que os veganos querem de alguma forma "salvar o mundo", não é bem assim.

De uma maneira bem direta, o vegano (ou vegan) é uma pessoa que pratica o veganismo em todas as suas ações diárias, seja na alimentação ou em outros aspectos como vestuário e cuidados cosméticos. Os veganos são por definição vegetarianos estritos em sua dieta, mas também não utilizam nenhum produto de origem animal. Segundo a página oficial The Vegan Society, o vegano é definido como aquele que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais. 

Mais detalhadamente, o veganismo é um movimento que busca a libertação animal em todas as frentes possíveis, incluindo o mercado, alimentação, trabalho forçado e entretenimento. Vale ressaltar que isso não envolve apenas os animais não humanos (ou irracionais), mas envolve também a libertação dos seres humanos. Isso significa que os veganos buscam eliminar o consumo de produtos oriundos de empresas que exploram a mão de obra análoga à escravidão. Além disso, existem também movimentos como o Food for Life que apoiam a adoção universal do veganismo como forma de democratizar o acesso à alimentação, levando em conta que metade dos grãos produzidos no mundo são usados para a engorda de "animais de corte".


Qual a diferença entre veganismo e vegetarianismo?

É muito comum as pessoas confundirem o significado desses termos, como já foi dito, o veganismo é um movimento de libertação animal e a dieta seguida pelos veganos é o 'vegetarianismo estrito', que também é seguida por outras pessoas que não são veganas, dessa forma podemos definir o vegetarianismo como uma forma de dieta que exclui alguns ou todos os alimentos de origem animal. Resumidamente, todo o vegano é vegetariano, porém, nem todo o vegetariano é vegano.

Ainda está um pouco confuso? Relaxe, é normal a confusão levando em consideração os diferentes tipos de classificação. Para facilitar a compreensão confira a tabela abaixo: 


Mas e os peixes e frutos do mar? 

Se você é vegano ou vegetariano, com certeza já ouviu essa pergunta. E se você não é, provavelmente já fez essa pergunta para algum amigo. A resposta é bem simples e clara: a dieta vegetariana exclui sim as carnes de peixe e frutos do mar de seu cardápio.

Mas por quê? Porque todos esses animais possuem sistema nervoso central e senciência, ou seja, a capacidade de sofrer e sentir dor ou felicidade, exclusiva dos animais. Por mais que eles não emitam sons ou tenham as reações esperadas, eles ainda assim sentem dor ao serem pescados, cortados vivos e principalmente quando são retirados da água e morrem em um lento processo de asfixia. 


O que mais é deixado de lado? 

Você já viu que veganos não consomem nenhum tipo de animal ou produtos derivados de animais, incluindo corantes criados com insetos, leite, ovos, couro, lã ou qualquer outro tipo de pele. Porém ainda existem diversas atividades que ficam fora da rotina de quem é vegano como por exemplo:

  • Circos (com animais)
  • Zoológicos e parques com animais
  • Caça
  • Consumo de produtos testados em animais
  • Touradas, rodeios, vaquejadas e afins
  • Exploração ou abandono de animais domésticos

Ufa, bastante coisa né. Mas agora que você já sabe bastante sobre o conceito de veganismo, que tal pesquisar um pouco mais sobre as vantagens de ter esse estilo de vida e sobre como é possível se alimentar muito bem sem ter animais em sua mesa, ou quem sabe até tentar mudar alguns de seus hábitos. Sinta-se à vontade para deixar um comentário falando sobre a sua experiência ou opinião em relação ao veganismo e principalmente se esse texto te ajudou a entender um pouco mais sobre esse movimento.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias 

Para mais informações acesse: https://www.sejavegano.com.br/


PUBLICAÇÕES RECENTES