Workwear: entenda tudo sobre esse conceito e suas tendências

15/08/2019

Conheça como surgiu o conceito de Workwear e fique por dentro das mais recentes inovações desse estilo 

O que é Workwear? 

O conceito de Workwear já é antigo no mundo da moda, mas para quem nunca ouviu falar: trata-se de um estilo inspirado nas roupas de trabalho tanto operacionais e utilitárias, quanto executivas e administrativas, porém, procurando fugir um pouco do óbvio, como a camisa branca e a calça preta, e apostando em peças inovadoras e modernas que misturem cores vivas com caimentos despojados e estilosos e claro, muito conforto.

Workwear pode ser definido também como o seu "guarda-roupa de trabalho", são peças que você usa para se apresentar profissionalmente em sua empresa ou local de trabalho e que irão definir a forma com que as pessoas ao seu redor formarão um primeiro conceito sobre você. Isso é de extrema importância nos ambientes executivos e administrativos aonde é necessário sempre manter o seu visual condizente com a posição ocupada dentro da organização.

Por exemplo, sapatos e bolsas de couro gastas passam uma impressão de desleixo e preguiça, por isso que é necessário manter-se sempre atento as tendências do Workwear tanto para o seu marketing pessoal, quanto para a sua perspectiva de sucesso profissional.

Qual a origem desse conceito? 

São poucos conceitos na moda que tem uma origem humilde, historicamente as regras de estilo sempre foram ditadas pela aristocracia. Até hoje frases como "vista-se para o emprego que deseja" defendem a incansável busca para atingir os escalões da elite poderosa. E foi seguindo o caminho totalmente oposto que surge em meados do século XX o conceito de Workwear.

O conceito surgiu com a influência dos uniformes militares, e das roupas tradicionais de trabalhadores braçais nos Estados Unidos, que foram se renovando e atualizando de acordo com as necessidades do homem em cada episódio da história. Esse estilo engloba os ideais americanos de que o trabalho duro é o único caminho possível para se atingir a independência e o sucesso financeiro, mais conhecido como "american dream".

Características do Workwear 

Conforme foi se consolidando como um estilo, o Workwear foi reinventando e adaptando diversas peças clássicas para o uso rotineiro, como por exemplo: o famoso casaco de lã, o sobretudo, a jaqueta de aviador com seus bolsos funcionais, a jaqueta de caminhoneiro e os macacões com detalhes refletivos, são algumas das peças que surgiram para proteger e possibilitar um uso efetivo aos marinheiros, soldados e pilotos de combate durante as épocas de guerra. 

Cada peça tinha uma função muito particular devido ao seu design analítico, o que gerava como resultado roupas muito bem revestidas, com um tecido leve e impermeável, um caimento largo e a presença de bolsos múltiplos. Lembrando que nessa época, ninguém comprava roupas para "ficar bonito", elas só precisavam ser úteis e aguentar o trabalho. 

Nos dias atuais

O Workwear vem decolando como tendência na moda e está ligado não somente a um estilo mais descontraído e despojado, mas também ao estilo mais rígido e formal encontrado dentro do ambiente profissional e corporativo. 

Calças chino combinadas com camisas coloridas, jaquetas, blazers e sapatos de couro, já são extremamente presentes nesses ambientes profissionais e podem ser a chave para obter um olhar diferenciado sobre o seu papel dentro de uma corporação. 

Outra função que as tendências de workwear buscam atingir é, possibilitar o uso das mesmas roupas tanto no ambiente de trabalho, quanto no momento de lazer como um happy hour ou um encontro romântico. 

Vale mencionar que as grandes grifes adoram levar o Workwear para as passarelas e explorar aquele lado exageradamente moderno e inovador, abusando das cores e estilos com peças e looks completamente fora do comum que chegam a ser "ridículos" de um ponto de vista mais padrão, porém, que definem exatamente o conceito que os estilistas desejam passar.

Algumas marcas renomadas no mundo da moda como Saint Laurent e Givenchy, já estão trazendo esse conceito das passarelas para suas coleções amplamente disponíveis ao público, seguindo mais a linha do uso profissional e menos da extravagancia, confira exemplos abaixo: 

Como visto nas fotos acima, é possível observar que as coleções de Workwear tem um alto valor agregado, tendo peças com valores que vão de 4 mil reais, até 20 mil reais, por peça.

Se você se interessou pelo conceito, confira nossa mais recente coleção inspirada nas ideias mais modernas de Workwear.

Coleção Cápsula - Workwear - Won

Agora que você já sabe a definição do conceito de Workwear e já conhece um pouco mais sobre a história desse estilo, nós da Won oferecemos a você um convite especial para viver a experiência na prática.

Desenvolvemos uma coleção cápsula com o tema Workwear, que procura resgatar de forma direta o que há de mais moderno e elegante dentro deste conceito, oferecendo aos nossos clientes peças extremamente sofisticadas e confortáveis, perfeitas para criar uma imagem refinada no ambiente profissional e ao mesmo tempo levar um toque despojado para o uso casual. 

Camisa Assinatura Won

Feitas de algodão e com um caimento ajustado, contam com maior rigidez no colarinho e no punho e um comprimento que possibilita usa-lá para dentro da calça, perfeita para usar diariamente no trabalho. Escolha a sua cor preferida e compre agora mesmo!


Calça Alfaiataria

Modernas e sofisticadas, desde o básico chino, até a molesarja, são feitas de algodão e contam com um corte mais ajustado ao corpo o que proporciona maior conforto para quem usa.  


Sapato Social 

Nossos sapatos são extremamente elegantes e sofisticados feitos com couro da mais alta qualidade e costurados com atenção à cada detalhe. Perfeitos para todas as ocasiões. 


Gostou dessas peças incríveis? Não perca mais tempo e compre agora!

Conheça nossa coleção completa em nossa loja física ou compre suas peças agora mesmo em nosso site.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas em relação ao significado de Workwear, sinta-se livre para deixar um comentário nos contando suas opiniões e experiências em relação ao conceito de Workwear e sigam nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias  


PUBLICAÇÕES RECENTES