4 dicas para evitar o desperdício de dinheiro

19/06/2019

Saiba os produtos e serviços que mais consomem o seu salário 

Dinheiro

Todos sabem que ultimamente tem sido muito difícil poupar algum dinheiro no final do mês, até para aqueles que ganham um salário relativamente alto, os preços extremamente elevados têm transformado a rotina de compras. O que a maioria não pensa é que muito do dinheiro gasto é desperdiçado em compras desnecessárias. Confira nesse texto algumas dicas de produtos e serviços que consomem uma grande parte do seu salário.  

Artigos Eletrônicos

Aqui se incluem uma ampla quantidade de objetos como televisores, vídeo games, máquinas fotográficas, eletrodomésticos e etc. O desperdício nesse caso está em querer sempre os modelos mais tecnologicamente avançados e com design mais moderno, mas que não necessariamente são os mais funcionais e apropriados para a sua necessidade. Obviamente as tentações são grandes, quem não se encanta com uma TV de LED, tela curva 50 polegadas e som "super surround"? Porém, o preço a pagar por isso é alto demais, o que se deve manter na cabeça na hora de comprar esse tipo de aparelho é o custo benefício. Afinal se você já tem uma peça funcional em casa, não existe necessidade de substitui-la por algo que é somente mais moderno.


Celulares Novos

Os celulares poderiam estar incluídos no item acima, mas resolvemos dar um destaque especial por ser um item de desperdício muito comum. Devido ao fato da indústria de smartphones ser relativamente nova, existe uma certa pressão em sempre estar com o modelo mais recente e atualizado, mas não tenha vergonha de ostentar um aparelho mais simples e com um melhor custo-benefício. Afinal você consegue sobreviver tranquilamente sem uma câmera de 15 megapixels e 120 gigabytes de memória.


Carro Novo

Comprar um carro novinho e sentir aquele aroma característico de automóvel 0 km é um dos maiores desejos do ser humano. Porém, é considerado também um dos maiores desperdícios de dinheiro de toda a sua vida. Obviamente que existem diversos benefícios com a compra, mas não se esqueça que tudo é mais caro em um automóvel novo, o preço, o seguro, o IPVA, a documentação, sem contar que a desvalorização média é de 20% só no primeiro ano. A dica é se planejar muito bem caso for comprar um 0 km, ou procurar um seminovo em boas condições. 


Pequenos gastos

Nem sempre o desperdício está nos grandes gastos, na maioria dos casos para falar a verdade, é a soma final dos pequenos gastos desapercebidos que criam um enorme buraco em sua conta. Para evitar esse tipo de desperdício, o melhor a se fazer é realmente passar a anotar e controlar todos os gastos, todos sabemos da chatice que isso pode ser, mas não existe outro jeito tão efetivo para ter o controle real dos seus gastos.  

Agora que você já conhece mais sobre o desperdício de dinheiro com a compra de produtos e serviços dispensáveis, está na hora de pôr em prática. Observe diariamente e analise se o dinheiro que você gasta está sendo investido de forma consciente ou simplesmente desperdiçado em coisas fúteis que não trazem nenhum retorno, se for esse o caso, o que você está esperando para mudar seus hábitos?  

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias    


PUBLICAÇÕES RECENTES