Valentine’s Day

30/01/2020

Saiba tudo sobre o autêntico dia dos namorados comemorado ao redor do mundo 

Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados? 

Muitas pessoas ainda se confundem em relação a data que é comemorado o Dia dos Namorados, isso se deve ao fato de existirem duas datas muito conhecidas relacionadas a essa comemoração. O dia 14 de fevereiro, conhecido no hemisfério norte como Valentine's Day (Dia de São Valentim), e o dia 12 de junho, conhecido no Brasil como o legítimo Dia dos Namorados. No texto abaixo iremos explicar um pouco sobre a história destas duas datas e sobre o porquê de ambas, apesar de serem bem diferentes, representam o mesmo conceito. 

O Dia de São Valentim, ou como é conhecido nos Estados Unidos, Valentine's Day, é celebrado anualmente no dia 14 de fevereiro em diversos países ao redor do mundo. Sua origem está diretamente ligada a comemoração cristã ocidental conhecida como "feast day", ou "dia de festa", na tradução livre. Existem diversas possíveis origens para a comemoração do "feast day", a principal hipótese aceita vem do fato que na Roma antiga, o império proibia os seus soldados de se casaram, alegando que dessa forma eles seriam melhores durante as batalhas. Existia, porém, um homem que era contra esse tipo de prática, um jovem padre conhecido como São Valentim de Roma, ele realizava cerimônias secretas de casamento para os soldados, sem que a igreja soubesse. Quando sua prática foi descoberta pelo império, ele foi julgado e condenado a morte. 

São Valentim de Roma
São Valentim de Roma

Antes de ser executado no dia 14 de fevereiro de 269 Ac, o jovem padre realizou um feito milagroso, curou a cegueira da filha do homem que o havia condenado, isso fez com que sua história fosse lembrada através dos anos e das gerações. A data que conhecemos como o "dia da festa" surgiu somente no ano de 496 Ac, após o Papa Gelásio I decretar que nesta data seria celebrado a memória de São Valentim. Nesta época, o lado romântico da comemoração ainda não existia, essa conexão com o romantismo foi surgir somente no século 14 com a chegada de um conceito conhecido como "amor cortês", que definia costumes e atitudes contidos na sociedade para enaltecer o amor. Foi só no século 18, na Inglaterra que a comemoração cresceu para uma ocasião aonde casais expressam seu amor um pelo outro se presenteando com flores, chocolates e cartas românticas.

Daí para frente essa tradição tornou-se conhecida ao redor do mundo e a comemoração acabou caindo nas graças do ideal capitalista e nos dias de hoje, trata-se de uma data de grande importância para o varejo.

A outra data relacionada a celebração romântica é o dia 12 de junho, conhecido principalmente no Brasil, como o verdadeiro dia dos namorados. A origem histórica da data é a mesma do dia de São Valentim, porém, a data foi alterada em 1949 para um dia antes do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro (13 de junho). A alteração foi uma ação publicitária promovida por João Dória visando movimentar os comércios paulistas numa época considerada fraca para o varejo. Para ajudar a impulsionar a campanha, foi usado o slogan "não é só com beijos que se prova o amor". A ação foi um sucesso é após esse ano, as comemorações se consolidaram nesta data. Confira algumas peças publicitárias desta campanha abaixo:


Deixe um comentário nos contando alguma experiência especial de dia dos namorados e siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma promoção ou novidade.