Entenda qual a origem do Natal

05/12/2019

Saiba por que essa data é tão importante para a cultura mundial 

Comemoração 

O Natal é uma das datas mais conhecidas e celebradas pelas mais variadas culturas ao redor do mundo, normalmente, celebra-se nesta data, a família, a união, a saúde e as conquistas realizadas durante o ano que se passou. É claro que o que realmente lembramos do Natal é a tradição de trocar presentes e receber a famosa visita do Papai Noel, porém, essa é uma adaptação moderna dos reais costumes que deram origem a comemoração do natal, confira abaixo a real origem desta data e como ocorreram as adaptações conforme o passar do tempo:

Origem 

Roma, século 2, dia 25 de dezembro. A população está em festa, todos celebram o nascimento daquele que trouxe a nós benevolência, sabedoria e solidariedade. Os cultos religiosos encontram-se festejando esta data, considerada a mais importante do ano. Enquanto isso, as famílias trocam presentes e se recuperam de uma deliciosa e bem servida refeição.

Pode parecer muito que estamos descrevendo a comemoração do natal, mas na verdade trata-se da comemoração em homenagem a data de nascimento do deus persa Mitra, que representa a luz na cultura persa e que ao decorrer do século 2 tornou-se uma das divindades mais respeitadas e cultuadas pelos romanos. Qualquer semelhança entre Mitra e Jesus, no entanto, não é somente mera coincidência.

Para voltarmos até as reais origens da comemoração do natal, precisamos retornar para cerca de 7 mil anos antes do nascimento de Jesus, antes mesmo da existência das civilizações. Nesta época, o homem iniciava o processo de largar a cansativa rotina de caça e começa a focar suas energias para a agricultura. Isso fez com que as pessoas tivessem mais tempo para observar os acontecimentos ao seu redor, foi daí que surge a comemoração do que conhecemos hoje como natal: o solstício de inverno, para simplificar, é a noite mais longa do ano para aqueles localizados no hemisfério norte, isso significa que desta data em diante o sol ficará cada vez mais tempo no céu, até o auge do verão, isso representava para os povos antigos que haveriam dias mais longos e uma maior certeza de uma boa colheita no ano a seguir, tal evento era conhecido também como o "renascimento" do sol.

Dessa mesma forma, podemos observar ao redor do mundo diversas comemorações que atribuíam as mesmas características da celebração do solstício, porém, adaptando de acordo com a cultura local. Os gregos cultuavam a Dionísio, os egípcios relembravam a passagem de Osíris, na China as homenagens eram direcionadas para o ying-yang que representa a harmonia da natureza.

Assim podemos concluir que a celebração do natal é independente dos fatores culturais locais, um fenômeno astrológico relacionado diretamente ao sol e a sua movimentação.

Você deve estar se perguntando neste momento, aonde que surgiram então todas as tradições que conhecemos? Bem, devemos iniciar destacando que os primeiros seguidores de Jesus, não sentiam a necessidade de comemorar a data de seu nascimento, mas sim as datas que representavam o seu martírio, como a Sexta-Feira Santa (Crucificação) e a Páscoa (Ressureição), vale acrescentar também que ninguém realmente sabe a data em que Jesus nasceu, uma vez que o Novo Testamento não menciona em nenhum lugar essa informação.

O problema era que os fiéis que habitavam Roma, sentiam falta de uma data comemorativa que casasse com a festa do solstício e uma celebração cristã viria a calhar muito bem nos olhos da Igreja recém estabelecida. Foi aí que no ano de 221 d.C., um historiador cristão teve a sacada de cravar o suposto aniversário de Jesus no dia 25 de dezembro, dia do já mencionado nascimento do deus Mitra. A Igreja aceitou muito bem a proposta e lentamente as comemorações do Festival do Sol foram mudando de homenageado.

Foi a partir daí, com as viagens dos missionários que espalhavam o cristianismo pela Europa, que aspectos de outras culturas começaram a influenciar diretamente as tradições do natal. Por exemplo, a festa nórdica em comemoração ao solstício conhecida como Yule, sucedeu ao natal os costumes de comer presunto na ceia, decorar as casas e mesas com muitas cores e talvez um dos costumes mais famosos, a árvore de natal.

Outro legado do natal herdado por uma cultura estrangeira é a figura do Papai Noel. Sua origem é traçada até a cidade de Myra (onde atualmente fica a Turquia), a lenda conta que o bispo da cidade, um homem muito rico conhecido como Nicolau de Myra, tinha o admirável costume de ajudar os pobres distribuindo presentes e dinheiro, suas boas ações pela cidade tornaram ele famoso e logo foram atribuídos a sua imagem todo tipo de milagre. Um século após sua morte, o bispo foi canonizado pela Igreja Católica e tornou-se o amplamente conhecido São Nicolau. Daí para frente, a imagem benevolente do bispo de Myra fundiu-se com as tradições de natal e ele acabou virando o presenteador oficial da data.

Foi com a chegada das tradições natalinas na Inglaterra, na Holanda e posteriormente nos Estados Unidos, que o termo Santa Claus (Papai Noel) se popularizou e o natal da forma como conhecemos oficialmente ganhou o mundo.

Uma curiosidade: a imagem relacionada ao Papai Noel bom velhinho, gorducho que usa um casaco vermelho e tem a barba branca, foi popularizada somente no ano de 1931 quando esta figura foi usada em uma série de comerciais da Coca-Cola, a campanha foi um sucesso imediato e nas décadas seguintes a figura utilizada passou a ser a coisa mais associadas ao período do natal.

Ufa, o texto foi bem longo, mas agora você conhece a fundo todos os fatos que levaram ao surgimento da comemoração do natal e de suas tradições. 

Natal Premiado Won 

Agora que você conhece a história por trás do natal, a Won apresenta aos amigos e clientes a campanha Natal Premiado Won!

A cada R$100,00 em compras em nossas lojas, você ganha um cupom para concorrer a um sorteio especial. Serão sorteados R$1000,00 em produtos Won para você montar os seus looks de fim de ano com muito estilo e conforto. 

Não fique fora dessa! Quanto mais você comprar, maiores as chances de ganhar. A campanha é válida até o dia 20/12, visite uma loja Won e participe!

Deixe um comentário nos contando as suas histórias de natal e siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma promoção ou novidade.

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias 


PUBLICAÇÕES RECENTES