O guia completo dos cortes de cabelo masculinos

15/10/2019

Conheça os mais variados estilos de cortes masculinos, desde os mais clássicos até os mais modernos 

Guia dos Cortes

Vivemos atualmente uma época muito interessante em relação ao visual masculino, nunca tivemos tantas opções disponíveis de roupas, cortes de cabelo, e acessórios. Isso resulta em uma infinidade de possibilidades e combinações diferentes para cada estilo, o que pode ser muito bom para quem tem facilidade em representar a sua personalidade com a aparência, ou, muito ruim para quem ainda não se sente muito confortável para as escolhas de visual. 

Foi pensando nessa diversidade de opções que desenvolvemos um guia completo de cortes de cabelo masculino, com mais de 50 opções para você encontrar o estilo ideal para você, confira abaixo: 

Topetes Pompadour 

Os topetes merecem um lugar de muito reconhecimento dentro do mundo dos cortes de cabelo masculinos, conhecidos popularmente como Pompadour, apresentam uma infinidade de variações e são parte essencial da maioria dos penteados.

O topete é definido universalmente como o grande volume de cabelo na fronte da cabeça que vai diminuindo gradualmente para trás, normalmente com formato ondulado. Ele foi popularizado durante os anos 50, época na qual o Rock'n Roll reinava como principal estilo e qualquer homem que quisesse parecer moderno usava o famoso penteado.

O topetudo mais famoso de todos os tempos foi o rockstar Elvis Presley, que talvez tenha sido o responsável pela grande popularização do penteado. 

Parte em navalha 

O corte extremamente popular durante os anos 40, está ressurgindo nos dias de hoje. O nome é bem autoexplicativo em relação ao contexto do corte, o couro cabeludo fica exposto em uma risca bem marcada que segue por toda a cabeça (orginalmente feita com as tradicionais navalhas) e as laterais são quase inteiramente raspadas.

Para finalizar e acrescentar aquele toque de estilo, não pode faltar o cabelo bem definido e penteado para trás com o auxílio de algum gel ou pomada para conseguir aquele brilho ideal. Esse corte em especial, combina muito bem com vários estilos diferentes de barbas criando o contraste perfeito entre o clássico e o moderno. 

Fade 

Esse estilo de corte é considerado tão popular que acabou sendo incorporado à infinidade de variações do undercut. No geral eles apresentam as mesmas características, as laterais baixas e aparadas em dégradé, feitos na máquina ou tesoura.

Esse corte busca reviver um conceito muito popular entre os militares americanos durante os anos 50 e 60, principalmente por ser um corte extremamente versátil e fácil de manter e pentear. Basta um gel ou pomada e as possibilidades de penteado são infinitas. 

Comb Over 

Este estilo consiste basicamente no cabelo penteado todo para trás ou para um dos lados e modelado com gel ou pomada. É outro penteado que também é inspirado nas décadas passadas. Normalmente é usado em ocasiões mais formais, porém, pode ser usado sem gel para um look mais natural e casual.

Desconectado 

Em uma livre tradução do termo "disconected", esse corte apresenta um conceito assimétrico aonde existe uma desconexão entre as laterais raspadas e o topo da cabeça com fios mais longos. Esse corte é considerado mais uma variação do famosos undercut. 

Afro 

Ninguém precisa ter vergonha do seu cabelo. Vivemos atualmente em uma época de aceitação e empoderamento, o que tem resgatado um estilo muito icônico de penteado que se popularizou nos Estados Unidos durante os anos 60, o cabelo afro e o Black Power são hoje novamente considerados uma bandeira de orgulho racial.

Vale destacar que diferente de antigamente, hoje os penteados afro não "necessitam" mais ser aparados em formatos redondos, eles são deixados livres com os cachos naturais bem definidos e pontas mais salientes. Afinal, nada te deixa mais bonito do que o seu cabelo natural.  

Franjas 

Quase todos os cortes modernos (como os que você encontra nesse guia) usados atualmente, apresentam a parte frontal superior com os fios mais alongados que o resto do cabelo, conhecido popularmente como franja, esse detalhe possibilita um leque de variações para o seu corte de cabelo, podendo ser penteado em diversos sentidos e usado ou não com o auxílio de pomadas e gel.

Para quem tem o cabelo mais liso, existem os cortes que são pensados para o uso de uma franja alongada que caí sobre a testa, que pode ser finalizada com um fixador para um look mais formal, ou usada de uma forma mais bagunçada para os looks mais casuais. 

Clássicos 

São considerados aqueles cortes que nunca saem da moda e que são aceitos nas mais diversas ocasiões, tanto para o uso no ambiente de trabalho, quanto para os momentos de lazer e diversão.

Podem ser curtos e "comportados" ou mais compridos e "bagunçados", tudo depende do seu estilo e da ocasião. 

Ousados 

São cortes mais incomuns e que não ficam muito bons em qualquer pessoa, normalmente não servem para quem trabalha em escritórios e ambientes corporativos, mas são considerados muito bonitos e estilosos no geral.

Os cortes ousados são uma mistura de tudo que você já viu em nosso guia, eles juntam as laterais raspadas e o fade com as partes em navalha e topetes ou franjas. 

Longos 

Os cabelos compridos nunca saíram de moda, mas quem viveu durante os anos 70 e 80 sabe como esse estilo dominava completamente os penteados masculinos, isso se deve principalmente ao sucesso meteórico das bandas de metal da época como Iron Maiden e Led Zeppelin.

Nos dias de hoje, a inspiração não é mais o rock'n Roll, porém os cabelos compridos continuam sendo uma ótima opção para agregar estilo a sua aparência, podem ser usados bem longos e livres no estilo roqueiro, ou mais curtos e ajustados para dar um toque mais moderno. Combinam muito bem com os mais diversos tipos de barba e podem ser estilizados com coques, gel e mechas diferenciadas. 

Redação: Gabriel Stelita Schalch | Direção: Thiago Manias  

Fonte: https://www.homemnoespelho.com.br/o-guia-definitivo-dos-cortes-de-cabelo-da-moda/<br>


PUBLICAÇÕES RECENTES