Parabéns Cidade de Santos!

24/01/2020

Conheça um pouco sobre história dos 474 anos da nossa cidade natal

Vamos voltar um pouco... 

O início do ano é uma época muito movimentada para quem mora na baixada santista, seja pelo fato das praias serem o principal destino de muitas pessoas durante o período de férias, ou pelo fato das cidades litorâneas sediarem diversos eventos e shows até depois do carnaval. Porém, entre o ano novo e o carnaval existe uma data importantíssima para a cidade de Santos, no dia 26 de janeiro é comemorado o aniversário da cidade, que completa nesse ano 474 anos de muita história e relevância tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. 

A história de Santos se inicia no ano de 1502, com as expedições de Américo Vespúcio, sua meta era fazer o reconhecimento da recém descoberta costa brasileira. Foi assim que ele chegou ao local conhecido hoje como a cidade de São Vicente, a área chamou rapidamente a atenção da coroa portuguesa, principalmente devido a busca pelo pau-brasil, que era amplamente explorado na mata atlântica.

Após um período de adaptações, e evolução rápida, incluindo a construção da Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos, foi no ano de 1546 que o então aglomerado conhecido como povoado de Todos os Santos, teve seu status elevado por Brás Cubas para vila de Santos.

As décadas seguintes foram de extrema importância para o desenvolvimento da cidade e da região da baixada santista, em 1550 foi criada a Alfândega de Santos, em 1591 ocorreu o famoso saque do Pirata Thomas Cavendish, que originou o milagre da Nossa Senhora do Monte Serrat.

Foto antiga da orla de Santos, Praia do Gonzaga
Foto antiga da orla de Santos, Praia do Gonzaga

Avançando um pouco mais no tempo, podemos observar um crescimento ainda mais acelerado da região da baixada. Por exemplo; no final do século XVIII foi construída a Calçada do Lorena, primeira estrada que ligava Santos a São Paulo; na mesma época a chegada da família real portuguesa ao Brasil impulsionou um desenvolvimento na infraestrutura da cidade e do porto, o que de certa forma reativou o dinamismo econômico da vila.

Santos acabou sendo elevada à categoria de cidade em 26 de janeiro de 1839 pela Assembleia Provincial da época. Deste ponto em diante, o mercado brasileiro de café representou um impulso sem precedentes para o crescimento de Santos, a inauguração da ferrovia São Paulo Railway em 1867, que ligava o porto de Santos ás lavouras cafeeiras de Jundiaí, foi essencial para o desenvolvimento não somente da região da baixada, mas também de todo o Brasil.

A partir daí, Santos viu sua população crescer de forma rápida e constante, a abolição da escravatura e a consequente chegada dos imigrantes europeus, ajudaram ainda mais a expansão econômica e populacional. Com a chegada da década de 90, Santos tornou-se oficialmente uma cidade turística, atraindo cada vez mais pessoas para a região da baixada santista, o que consolidou de vez a cidade como a principal do litoral de São Paulo. Foram construídos os jardins da orla da praia, as grandes avenidas que cortam a cidade e os grandes hotéis de luxo internacionais.

Todos esses acontecimentos foram fundamentais para tornar Santos uma das cidades litorâneas mais importantes e conhecidas do Brasil, abrigando o maior porto da américa latina e praias lindas com um pôr do sol único que contrastam com os prédios, shoppings e mega-construções urbanizadas.


A Won, uma marca 100% caiçara com origem na cidade de Santos, deixa aqui uma homenagem e nosso parabéns para essa cidade maravilhosa! 

A cidade será sede de diversos eventos em comemoração aos seus 474 anos, para ficar por dentro da programação completa da semana é só clicar aqui!

Desejamos também parabéns para as cidades de São Vicente, a primeira vila do Brasil, que completou 488 anos no dia 22/01/2020, e para a grande cidade de São Paulo, uma das maiores cidades do mundo, que completa 466 anos no dia 25/01/2020. Parabéns!!! Vocês são uma parte importantíssima da história e do desenvolvimento do nosso país. 

Deixe um comentário parabenizando a cidade de Santos e suas vizinhas e siga nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e promoções.